Foto: Mateus Pereira/GOV-BA |
De 23 a 25 de maio, o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, será palco da terceira edição do Festival Literário da Bahia (FLIPAR). Com o tema “Africanidades Brasileiras”, o evento busca promover o diálogo e a reflexão sobre a influência africana na cultura nacional.
Uma das novidades é a curadora do evento, Yalle Tárique, uma escritora mirim de apenas 11 anos. Com essa nomeação, ele se torna o primeiro curador infantil em um festival literário na Bahia, evidenciando uma tendência de inclusão e reconhecimento da juventude na esfera cultural.
Confira a programação completa da Feira:
24 DE MAIO DE 2024 – SEXTA FEIRA
AUDITÓRIO DO PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES
09h00 – BATE PAPO LITERÁRIO sobre Africanidades Brasileiras – EDUCAÇÃO ANTI RACISTA com professor Allysson Nogueira com mediação de Mario Lima (Cabaceiras/Ba). 10h00 – FALA JUVENTUDE – “Africanidades entre nós” com os estudantes Ana Luísa Barbosa, Beatriz Sotero, Karine Alves, Bianca Fiuza, Emile Sotero, Izadora dos Santos e Kauã dos Santos do Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira sob a progressiva Professora Valdicinéa Aragão Conceição (Governador Mangabeira/BA). 13h30 – BATE PAPO LITERÁRIO sobre “O papel da educação e experiências pedagógicas sobre africanidades brasileiras em Santo Amaro” com a professora Rosa Iris sob mediação de Munique Gonçalves (Santo Amaro/Ba)
15h00 – MOSTRA ESTUDANTIL com estudantes da Escola Municipal Germano Bastos – Apresentação de dança – Grupo Akin (Cabaceiras/BA)
16h00 – LANÇAMENTO DE LIVRO: Bucambe: o pequeno Herói de Yalle Tarique (Salvador/BA)
17h00 – VIOLÃO EA PALAVRA com Jota Silveira e Raissa Caldas (Cruz das Almas/BA) 18h00 – LANÇAMENTO DE LIVRO: “A vida simplesmente” de Sandra Roza (Cabaceiras/Ba)
ANFITEATRO DO PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES
09h00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a Coordenadora da Secretaria de Educação Taiz Galeão com o tema “Contos Africanos” (projeto Leiturarte-Cabaceiras/Ba )
10h00-INTERVENÇÃO ARTÍSTICA com o grupo de samba mirim Raízes do Paraguassú (Cabaceiras/Ba)
11h00 – FALA EDUCAÇÃO espaço dedicado aos estudantes da ESCOLA DE ARTE E SABRE JOSÉ OLIVEIRA, participação do escritor infantil Tom Barreto e mediação da escritora Paula Anias (Castro Alves/BA)
12h00 – INTERVALO DE ALMOÇO – MÚSICA E POESIA com Jota Silveira (Cruz das Almas/BA)
14h00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a Coordenadora da Secretaria de Educação Taiz Galeão com o tema “Contos Africanos” (projeto Leiturarte -Cabaceiras/ Ba)
15h00 – INTERVENÇÃO ARTÍSTICA com MC Rafael Ross (Cabaceiras/Ba)
*POUSO ADELAIDE – ESPAÇO DE LEITURA DO PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES *
10h00 às 11h00 – OFICINA DE POESIA – Compondo em versos, prosas e poesias com o cordelista Pedro Braz sob a cooperação da Professora Valdicinéa Aragão (Cabaceiras/Ba)
14h00 às 15h00 – OFICINA DE POESIA – Compondo em versos, prosas e poesias com o cordelista Pedro Braz sob a cooperação da Professora Valdicinéa Aragão. (Cabaceiras/Ba)
PRAÇA CASTRO ALVES – CABACEIRAS DO PARAGUAÇÚ
PALCO AFRICANIDADES:
21h00 – REBECA TARIQUE COM O SHOW “ANCESTRALIDADE”
22h00 – MAGÁRIO SENHOR canta África
00h00 – SUTAK DE LUXO
25 DE MAIO DE 2024 (SÁBADO)
AUDITÓRIO DO PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALV ES
09h00 – BATE PAPO LITERÁRIO – Lançamento do Programa de Formação de Leitores – FALEI com o coordenador do projeto com mediação do professor Dr. Paulo Gabriel Nacif (Salvador/Ba)
10h30 – INTERVENÇÃO ARTÍSTICA com grupo de Capoeira (Cabaceiras /Ba)
11h00 – LANÇAMENTO DE LIVRO – Ginga de Resiliência – capoeira da Angola para além da roda do Mestre Roxinho (instituto Bantu/Vera Cruz –Ba)
12h00 – BATE PAPO LITERÁRIO – O que se come e o que se fala, o binômio de formação de um povo do lugar com o cantor e compositor ROBERTO MENDES com mediação de André Reis (Santo Amaro/Ba)
13h00 – SHOWS DE ENCERRAMENTO:
13h00 – Samba de Roda das Pedrinhas (Cabaceiras/Ba) 14h00 – Grupo Cultural Gegê Nagô canta Mateus Aleluia (Cachoeira/Ba)
14h00 – Grupo Cultural Gegê Nagô canta Mateus Aleluia (Cachoeira/BA)
SERBVIÇO:
3ª edição do Festival Literário da Bahia (FLIPAR)
Tema “Africanidades Brasileiras”
Curadora do evento: Yalle Tárique, que aos 11 anos
Quando: 23 a 25 de maio
Onde : Parque Histórico Castro Alves
Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu – BA, 44345-000
Aberto ao Público
Fonte: Tribuna do Recôncavo
0 Comentários