Candidatos à Prefeitura de Cruz das Almas assinam Termo de Compromisso para garantir valorização do serviço público e seus profissionais

Foto: Divulgação

Os candidatos à Prefeitura de Cruz das Almas compareceram na sede sindical da APLB-Sindicato, e SINDSEMC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Cruzalmenses – para assinarem um Termo de Compromisso com o serviço público e suas categorias. O documento foi apresentado na Live que os sindicatos promoveram e contém 5 pontos que devem ser prioridade para o próximo gestor. O termo apresenta a atualização do estatuto e plano de carreira do servidor e profissionais da educação, modernização do serviço público com formação continuada, promoção da saúde física e mental dos trabalhadores efetivos e temporários e garantia do direito constitucional da liberdade sindical.

O termo foi assinado por Ednaldo Ribeiro (REPUBLICANOS), Orlandinho (PT), Thiago Chagas (MDB), Renan de Romualdo (AVANTE) e Luciano Borba (PSOL), sob a seguinte declaração:

NÓS, ABAIXO ASSINADOS, CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA, COMPROMETEMO-NOS A TRABALHAR EM PROL DA VALORIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, RECONHECENDO SUA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIDADE À POPULAÇÃO. PROMETEMOS CUMPRIR O PRESENTE TERMO DE COMPROMISSO, OBSERVANDO TODOS OS PONTOS E LEIS PARA DESEMPENHAR O MANDATO EM FAVOR DO SERVIÇO PÚBLICO E SEUS PROFISSIONAIS, TRABALHANDO PELO PROGRESSO DO MUNICÍPIO E PELO BEM ESTAR DE SEU POVO.

A iniciativa organizada pelos sindicatos busca garantir que a futura gestão municipal eleita priorize políticas públicas para o desenvolvimento e valorização do serviço público. Apesar dos registros fotográficos no momento das assinaturas, os sindicatos não firmaram apoio a nenhum dos candidatos e seus respectivos partidos. Os gestos nas fotografias tratam-se apenas de referências simbólicas, sem favoritismo político.

Live abordou pautas sindicais e planos de governo

Durante a Live, que foi transmitida pelo YouTube, Carlos Augusto, diretor-presidente das entidades, juntamente com Nadson Lopes, delegado sindical, abordaram as principais pautas relacionadas às demandas sindicais do município. O foco foi aproximar os servidores dos candidatos, para que conheçam seus planos de governo, e aproximar os candidatos dos servidores, para que assumam o termo de compromisso com o funcionalismo.

“Nós fizemos referência às propostas dos candidatos mediante ao que está posto nos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral. A partir do momento que o candidato protocola esse documento, ele tem que cumprir o que está instituído no plano. Infelizmente esses projetos acabam sendo esquecidos. Então, os Sindicatos estão atentos e nós vamos cobrar essas propostas que foram protocoladas. Cruz das Almas precisa sair do curral, precisa alavancar à modernidade, não temos mobilidade urbana, o centro de nossa cidade é um cerco, e a universidade federal não está lincada ao contexto municipal. Precisamos também de propostas para o sistema municipal de ensino, pois até então a gente só teve reformas. Não adianta a gente reformar escolas e não estruturar o conteúdo humano que a escola tem”, disse Augusto.

“Essa live está olhando as propostas de cada candidato ao governo, não só para o servidor público, mas também para a cidade com um todo. Uma democracia forte se constrói dessa maneira, primeiro considerando as instituições, porque é muito fácil estar no palanque no afã de uma campanha política prometendo e assinando documentos para depois simplesmente esquecer. Nós não queremos mais isso. Estamos na era da informação, nada mais fica debaixo do tapete. Então, os servidores estão tendo a chance de avaliar quem tem compromisso. Iremos depositar nosso voto nas urnas com consciência, sem barganha, sem pressão. O Brasil ainda está num processo de maturidade democrática e para alcançarmos a plenitude da democracia, tem que perpassar pela mentalidade dos políticos, que infelizmente, quando assumem o poder, esquecem da população, esquecem dos servidores públicos e esquecem de tudo que foi discutido na campanha. Os velhos vícios da política ainda permanecem e estamos refletindo tudo isso a partir dessa live”, pontuou Nadson.

Embora a assinatura do termo represente um avanço no compromisso com serviço público, os sindicatos enfatizam que seguirão acompanhando de perto as ações que se desdobrarão após as eleições, para que o comprometimento firmado seja efetivamente transformado em medidas concretas que garantam melhorias para o município.

Projeto Mais Educação na Política discute a representação dos educadores nos espaços de poder

Além da Live com candidatos à prefeitura, a APLB-Sindicato, comprometida com a democracia e o desenvolvimento educacional do município, promoveu outra transmissão, dessa vez com candidatos a vereador pelo projeto Mais Educação na Política. O objetivo foi proporcionar um espaço para que os candidatos apresentassem suas propostas voltadas ao setor da educação para todas as etapas de ensino – educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio, educação técnica e profissionalizante, educação superior e educação de jovens e adultos (EJA). Participaram a candidata Professora Ilza (PCdoB) e o candidato Professor Alex (PSD). Os demais convidados, professor William (PT), professora Rosa (UNIÃO), professora Celma (UNIÃO) e professora Marcia Marçal (UNIÃO), não compareceram por motivos de agenda.

“Aqui não é um debate, é uma interação com os candidatos para que a gente possa entender suas propostas. Não há nada de pior do que eleger para o legislativo municipal representantes sem pauta, sem causa, sem luta, sem objetivos. Nossa Cruz das Almas precisa eleger representantes que tenham serviço prestado à população. Na Câmara de Vereadores não cabe mais representantes que só pensam em si mesmos, pois nosso município é escolarizado politicamente em cultural a nível de cidade universitária. Então vamos escolher no dia 06 de outubro candidatos comprometidos com uma educação pública de qualidade e valorização dos seus profissionais”, pontuou Augusto.

Texto: Ivisson Costa

Postar um comentário

0 Comentários