Image by Vitor Dutra Kaosnoff from Pixabay |
Confira alguns exemplos curiosos:
Arroz – Da cozinha ao nécessaire
Muito além do prato de arroz e feijão, o grão é estrela também na indústria de cosméticos, sendo base para esfoliantes, maquiagens e sabonetes. ‘Suas fibras, extraídas da casca, servem para fabricar utensílios biodegradáveis como copos e talheres, com alta resistência e propriedades antibacterianas’, diz Schiavo.
Laranja – Aroma, sabor e até controle de pragas
Da laranja se faz mais que o suco. Com ela se produzem vinhos, licores, óleos essenciais usados em perfumes e até grânulos nutritivos para ração bovina. ‘O bagaço também serve de base para armadilhas contra formigas’, completa o executivo.
Banana – Energia e inovação da fruta ao caule
Versátil e nutritiva, a banana pode virar chips, doces, bebidas alcoólicas e até remédios naturais veterinários. ‘Suas fibras, extraídas do pseudocaule, têm aplicação no artesanato, na construção civil e na confecção de tecidos’, aponta Schiavo.
Café – Potência energética e cosmética
O Brasil é líder mundial na produção de café, e seu uso ultrapassa a tradicional xícara. ‘Seus subprodutos alimentam a indústria farmacêutica, cosmética e energética, sendo usados até na fabricação de fertilizantes’, esclarece o especialista.
Cana-de-açúcar – Do combustível ao copo
Mais do que açúcar e etanol, a cana é sinônimo de sustentabilidade. Além da cachaça e do álcool combustível, ela é uma importante aliada na geração de energia limpa, contribuindo diretamente para a descarbonização da economia.
‘O agro brasileiro é estratégico para o futuro, não só para alimentar o país e o mundo, mas para abastecer diversas cadeias industriais de maneira sustentável e inovadora’, conclui o CEO da Naval Fertilizantes.
Fonte: Naval Fertilizantes.
0 Comentários