Oficina de IA do Sinjorba conecta jornalistas baianos ao futuro da comunicação


A inteligência artificial está redefinindo o jornalismo em ritmo acelerado, e o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) não ficou para trás. Nos dias 3 e 4 de julho, com patrocínio da Bahiagás, a entidade promoveu na Faculdade de Comunicação da da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) uma oficina presencial que reuniu jornalistas e estudantes para uma imersão prática e estratégica nas tecnologias que vêm revolucionando a produção e o consumo de notícias. A iniciativa reafirma o compromisso do Sinjorba em preparar a categoria para os desafios e oportunidades da nova era digital.

Com turmas esgotadas e até uma turma extra no turno da noite, o evento proporcionou uma experiência intensa e enriquecedora. A facilitadora Gabriela de Paula, diretora de Formação Sindical e Defesa da Profissão do Sinjorba e candidata a vice-presidente para o triênio 2025/2028, falou sobre a iniciativa: “O Jornalismo está entre as atividades mais impactadas com a inteligência artificial e outras tecnologias digitais. Quanto antes entendermos como usar isso a nosso favor, maior a chance de termos protagonismo nos próximos capítulos dessa revolução que estamos vivendo.”

A atualização profissional foi destacada pela jornalista Claudia Correia, que avaliou a oficina como “excelente iniciativa para atualizar conhecimentos que ampliam e qualificam a produção jornalística, abrindo possibilidades no trabalho de apuração, pesquisa profunda e contextualização de notícias.” Para o assessor de imprensa Dalmir Campos, a oficina ampliou horizontes: “Enquanto assessor de imprensa, acredito que é de oficinas como esta que os jornalistas baianos precisam para ampliar suas atividades e melhorar a qualidade do conteúdo produzido para seus clientes. Espero que possamos ter novas oportunidades.”

A diversidade do público também chamou atenção, conforme comentou Isabel Santos, jornalista com larga experiência: “Foi muito gratificante ter participado da oficina, que reuniu colegas de várias idades, com experiências diversas. Um momento ímpar, proporcionado por dois facilitadores plenos de conhecimento na área da IA.” Isabel ainda destacou a importância do Sinjorba: “Sinjorba está, mais uma vez, de parabéns, por mais uma iniciativa voltada à capacitação da categoria. Como jornalista ‘das antigas’, estou muito contente pelo rico aprendizado.”

O sentimento de reinvenção foi evidenciado por Bruno Sales, que afirmou: “Reinventar-se é preciso, faz parte do processo evolutivo do ser. Só tenho a agradecer ao Sinjorba, à Fenaj e à Bahiagás por serem essa mola propulsora da nossa reinvenção. Uma ponte entre o passado e o futuro. Um verdadeiro presente!”

Entre os participantes, o estudante de jornalismo Lucas da Hora, da Facom-UFBA, viu na oficina uma preparação valiosa para o futuro: “A oficina foi esclarecedora a cada tópico discutido. Ainda estou na graduação e considero muito relevante compreender o mercado que me espera. Entendi que o jornalismo não vai morrer, mas as ferramentas estão em constante mudança. Mas enquanto houver vida haverá espaço para boas histórias, e ninguém melhor do que jornalistas para contar isso da forma mais encantadora, precisa e objetiva.”

Já a jornalista Jaciara Santos trouxe uma reflexão que vai além do técnico, destacando a transformação interna proporcionada pela oficina: “Foi um dos cursos mais transformadores que já participei. A cada módulo, sentia a ansiedade dando lugar ao entendimento e até mesmo a uma certa emoção, porque a gente percebe que a revolução que está acontecendo não é só externa, mas também interna. É uma grande mudança de paradigmas.”

Fazendo o balanço final, o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, destacou a importância do evento para a categoria: “A oficina ‘Inteligência Artificial para Jornalistas’ superou nossas expectativas, mostrando que a categoria está atenta e disposta a se atualizar diante dos avanços tecnológicos. Agradecemos à Bahiagás pelo patrocínio fundamental e aos facilitadores pela qualidade da formação. O Sinjorba segue comprometido em promover espaços que preparem os jornalistas baianos para os desafios do presente e do futuro, valorizando a ética, a criatividade e o protagonismo profissional.”

Por: Líliam Cunha – Jornalista

Postar um comentário

0 Comentários