Foto: Secom Prefeitura de Cruz das Almas |
Com o lema “Brasil rural: raiz da vida, fonte do bem viver”, o evento reuniu produtores, associações, lideranças rurais e autoridades na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves para debater políticas públicas, sustentabilidade e agricultura familiar. Organizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) em parceria com o Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), contou também com a participação do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia (Cesol Recôncavo) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O engenheiro-agrônomo Carlos Estevão Leite Cardoso, chefe-geral substituto da Embrapa Mandioca e Fruticultura, apresentou os conceitos, a importância do desenvolvimento rural, os impactos e também o papel dos diferentes atores no processo. Em sua palestra, o pesquisador indicou por onde começar o processo de apoio ao desenvolvimento, enfatizando a importância estratégica dos agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater) e de um bom diagnóstico para definir prioridades e aproveitar as oportunidades. “É preciso realizar o mapeamento das organizações existentes, como associações e cooperativas, e mobilizar instituições, organizações da sociedade, empresas etc. dispostas a participar do processo de desenvolvimento rural”, afirmou.
Em relação ao evento, Cardoso salientou como pontos importantes as “ideias para pensar e sonhar” apresentadas durante o encontro. “São sementes para fomentar as discussões de ações voltadas ao desenvolvimento rural no município de Cruz das Almas. A conferência foi também uma oportunidade para enfatizar o papel da geração de tecnologias, com destaque para alguns casos de sucesso em que a Embrapa Mandioca e Fruticultura, sediada no município há 50 anos, participou diretamente”, destacou.
Texto: Lea Cunha
0 Comentários