Envenenamento de árvore revolta moradores em Santo Antônio de Jesus

 

Foto: reprodução

Moradores de uma praça próxima a avenida ACM, em Santo Antônio de Jesus, estão revoltados com o crime ambiental praticado contra um pé de amêndoa que foi envenenado.

Segundo moradores, uma pessoa teriam realizado pelo menos seis perfurações no tronco da árvore com o uso de furadeira e introduzindo substâncias químicas com a intenção de provocar sua morte. Comovido com a situação, o ambientalista Murilo Santana, proprietário da empresa Recôncavo Paisagismo, sediada em Cruz das Almas, esteve em Santo Antônio de Jesus para avaliar os danos e iniciar um tratamento emergencial na planta.

Santana falou que usou a técnica de endoterapia, também conhecida como ‘Tratamento Endo’, que consiste na aplicação de nutrientes no sistema vascular da árvore com o objetivo de fortalecer a planta e tentar reverter o processo de morte. A expectativa é de que, com o tratamento, haja sucesso na recuperação do pé de amêndoa.

Murilo Santana classificou o caso como um típico crime ambiental e destacou a necessidade de providências por parte da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Polícia Ambiental, a fim de apurar responsabilidades e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer no município.

Envenenar árvores é crime ambiental que pode resultar em multas no valor de R$ 3 mil a mais de R$ 7 mil reais.

O ambientalista também alertou que a árvore estava com o colo cimentado, o que dificulta sua respiração e compromete sua saúde, prática que deve ser evitada para não sufocar a planta. Ele lamentou profundamente o ocorrido na conhecida ‘cidade das flores e das palmeiras’, reforçando a importância da preservação ambiental.

Fonte: Cidade das Palmeiras News | Edição: Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Clube FM.

Postar um comentário

0 Comentários