Mulheres do SINPAF ocupam espaço na 5ª CNPM


O SINPAF marcará presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), que será realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Representando o sindicato, a diretora suplente de Políticas Sociais e Cidadania, Ilmarina Menezes, acompanhará os debates ao lado de mulheres de todo o país.

A inscrição do sindicato no evento foi uma iniciativa de Sara Lucas Araújo, presidenta da Seção Sindical Recife, eleita delegada titular para a conferência, após aprovação durante a Conferência Livre das Mulheres do SINPAF. Ela reforça que a participação feminina em espaços de decisão é estratégica para fortalecer o sindicalismo.

“Os objetivos sindicais surgiram da luta por direitos trabalhistas e igualdade de gênero. No entanto, ainda há um grande déficit de representatividade feminina nas lideranças. Isso significa que questões fundamentais para nós – como combate ao assédio moral e sexual, licença-maternidade e equidade salarial – muitas vezes não recebem a devida prioridade. Precisamos ocupar esses espaços para que nossas vozes sejam ouvidas e para que políticas internas fortaleçam um sindicato mais justo e humanitário”, destacou Sara Araújo.

Ilmarina Menezes, por sua vez, destacou a forma participativa na qual foi construída a Conferência Nacional, que possibilitou que mulheres de diversas organizações sociais e sindicais participassem.

“Foram realizadas conferência livres, municipais e estaduais, dando oportunidade real para todas as mulheres falarem de assuntos que afligem a vida das mulheres. Foi tudo construído pelas lideranças femininas, visando uma discussão maior, para a formação de políticas que contribuam para diminuição das desigualdades de gênero, como para redução do feminicídio, por exemplo, assim como para a implementação dessas políticas, que venham de fato melhorar a vida de todas nós,” afirmou a diretora de Políticas Sociais e Cidadania do SINPAF.

Reforço de Mulheres no Espaço Sindical

A participação do sindicato na CNPM foi definida a partir da Conferência Livre das Mulheres do SINPAF, realizada de forma remota em 8 de agosto de 2025, com o tema Mulheres no Sindicato: a Necessidade de Ocupar Espaços.

O encontro reuniu 12 participantes e contou com a mediação de Ilmarina Menezes e a presença de Thaísa Magalhães, secretária da Mulher da CUT-DF, como convidada. As discussões resgataram o histórico da atuação feminina no movimento sindical e destacaram desafios ainda presentes, como a reprodução de práticas machistas e racistas, a sobrecarga de cuidados, a desigualdade salarial e as barreiras enfrentadas pelas mulheres para chegar a cargos de liderança.

Entre as propostas aprovadas e apresentadas ao 5º CNPM, estão:Criação de Diretorias da Mulher em instituições sindicais e suas Seções Sindicais;
Instituição de um programa de formação sindical com perspectiva de gênero;
Ampliação da licença-paternidade para incentivar o cuidado compartilhado;
Instituição da paridade de gênero nos postos de liderança sindical, superando o modelo apenas de cotas.

Na ocasião, Sara Lucas Araújo foi eleita delegada titular para representar o SINPAF na conferência, tendo Ilmarina Menezes como suplente.

Construção de Políticas Públicas para as mulheres

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM é organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). A conferência reunirá cerca de 4 mil mulheres de todas as regiões do país para debater propostas e consolidar diretrizes do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

A programação inclui painéis temáticos, debates, lançamentos de publicações, exposições, feiras de economia solidária e apresentações culturais, reforçando o caráter democrático e plural do encontro.

Segundo a ministra das Mulheres e presidenta do CNDM, Márcia Lopes, a retomada da conferência após quase dez anos é estratégica para a democracia e para as políticas públicas voltadas às mulheres.

“Promover esse espaço de diálogo, comunicação e transparência é fundamental. O Ministério das Mulheres e o CNDM estão aqui para acolher todas as mulheres, de todos os setores. Quem cuida das mulheres, cuida da sociedade. Essa é a nossa determinação: garantir às mulheres o seu protagonismo”, afirmou a ministra.

Programação completa: Clique aqui

Fonte: SINPAF

 

Postar um comentário

0 Comentários