Teve início nesta quinta-feira (8) a celebração ao Senhor do Bonfim, o padroeiro do coração dos baianos. Sob o tema central “Início do Ministério Público de Jesus”, a programação de 2026 se estende até o dia 18 de janeiro, reunindo ritos religiosos e manifestações culturais que ocupam a Península Itapagipana e o Centro Histórico de Salvador.
A abertura oficial ocorreu às 18h30 com o hasteamento da bandeira na Praça da Basílica, seguido pela primeira noite do novenário solene, que acontecerá diariamente às 19h com subtemas específicos e pregadores convidados de diversas regiões do Brasil.
A primeira fase dos festejos destaca-se pela diversidade de homenageados e pela integração entre as paróquias. Confira a programação completa da Festa do Bonfim 2026!
– 12 de janeiro (segunda-feira)
14h: Concentração Arquidiocesana dos Enfermos com oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h.
19h: Novena preparatória
Subtema: “Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, pregava a conversão e não condenava ninguém” (Jo 8, 1-11)
Pregador: Padre Leandro Pereira da Silva, Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim da cidade de Estância em Sergipe
Paraninfo: Pedro Maia (Procurador Geral do Ministério Público da Bahia e Presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União)
– 13 de janeiro (terça-feira)
14h: Concentração Arquidiocesana dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com Missa às 17h.
19h: Novena preparatória
Subtema: “O sermão das Bem-aventuranças” (Lc 6,17-26)
Pregador: Padre Pedro Moraes Brito Júnior (Reitor do Santuário Senhor do Bonfim em Feira de Santana)
Homenageados: Associação Comercial da Bahia e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia
Paraninfos: Paulo Cavalcanti (Presidente do Conselho da Associação Comercial da Bahia), Joaci Goes (empresário baiano membro do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia) e Daniela Borges (Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia)
– 14 de janeiro (quarta-feira)
9h: Missa Devocional ao Santíssimo Sacramento
19h: Novena preparatória
Subtema: “Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, ensina a lógica do Reino” (Lc 6,27-38)
Pregador: Padre Leomar Sousa da Silva (Reitor do Santuário Senhor do Bonfim na cidade de Natividade no Tocantins)
Homenageados: Forças de Segurança
Paraninfos: Almirante Gustavo Garriga (Comandante do Segundo Distrito Naval), General André Ribeiro (Comandante da VI Região Militar), Coronel Aviador Saulo Sobreira (Comandante da Base Aérea de Salvador), Delegado Flávio Márcio Albergaria Silva (Superintendente da Polícia Federal na Bahia), Marcelo Werner (Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia e Delegado Federal) e Coronel Humberto Sturaro (Diretor Geral da Guarda Municipal de Salvador)
A briga judicial para proibir os jegues na Lavagem do Bonfim
– 15 de janeiro (quinta-feira) – Dia da Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim
7h – Saída da 16ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.
Após a chegada da Caminhada, Padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central da Igreja uma mensagem e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Após o momento, será realizado o ritual da lavagem das escadarias
Neste dia não haverá novena às 19h
– 16 de janeiro (sexta-feira)
19h: Novena preparatória
Subtema: “A parábola do Bom Samaritano” (Lc 10,30-37)
Pregador: Padre Anderson Lima de Araújo (Pároco da Paróquia São João Batista, representante da Comunidade do Senhor do Bonfim em Mata de São João, na Bahia)
Homenageados: Agentes do Turismo e Cultura
Paraninfos: Maurício Bacelar (Secretário de Turismo do Estado da Bahia), Vice Prefeita Ana
Paula Matos (Secretaria de Turismo da Cidade de Salvador), Pedro Costa (Presidente do Conselho Baiano de Turismo) e Deivid Lourenço (Reitor da Universidade Católica do Salvador)
Atrações: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após a novena, também, acontecerá a apresentação de Ternos de Reis.
– 17 de janeiro (sábado)
19h: Novena preparatória
Subtema: “Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, ensina a rezar” (Lc 11,1-4).
Pregador: Padre Edson Menezes da Silva (Reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim em Salvador, na Bahia)
Homenageados: Agentes da agropecuária e agricultura
Paraninfos: Humberto Miranda (Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Pablo Barroso (Secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia) e João Martins (Presidente da Confederação Nacional da Agricultura – CNA)
Atrações: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após a novena, também acontecerão apresentações musicais e culturais.
– 18 de janeiro (domingo) – Dia Solene e festivo em honra ao Senhor do Bonfim
5h: Alvorada
Missas: 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30 e 15h
Missa Solene: às 10h30, presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da nossa Arquidiocese. No final da Celebração o Cardeal Arcebispo dará a
Bênção Apostólica com Indulgência Plenária, também, será realizado o descerramento da bandeira da festa 2026.
16h: Procissão dos Três Pedidos saindo da Igreja de Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)
Na chegada à Colina Sagrada, os fiéis darão três voltas em torno da Basílica Santuário,
fazendo os três pedidos. O momento será encerrado com bênção do Santíssimo Sacramento, queima de fogos de artifício e apresentação musical surpresa.
Fonte: bahia.ba


0 Comentários